segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Como construir um submarino?


Todos nós sabemos o que é um submarino. Mas, como é que se consegue que aquela máquina enorme consiga vir à superfície da água e outras vezes se consiga deslocar a dezenas ou centenas de metros de profundidade????

Os nossos cientistas construíram um modelo muito simples de submarino utilizando apenas uma garrada, um elástico, um balão, um tubo de plástico e um recipiente com água.

Depois de todo o material preparado os alunos seguiram as indicações do procedimento. Prenderam um balão à ponta de um tubo com a ajuda de um elástico e sopraram um pouco. De seguida, deitaram água num recipiente e colocaram dentro um frasco de vidro vazio. O que acontece ao frasco à medida que fica cheio de água? Tiraram o frasco da água e, antes de o voltar a pôr dentro do recipiente, colocaram-lhe dentro o balão preso ao tubo com um elástico, empurrando o tubo bem dentro da garrafa. Uma vez dentro da água o frasco voltou a ir ao fundo quando ficou cheio de água. Mas depois sopraram no tubo de modo a encher um pouco o balão.

O que se observou agora?

O frasco sobe lentamente para a superfície!

Se deixares sair o ar de dentro do balão o frasco volta a mergulhar! Quando enches o balão com ar tiras a água de dentro do frasco e este fica mais leve e flutua! Quando o balão se esvazia, sai ar e entra água no frasco. O frasco volta a afundar-se.

Num submarino passa-se algo semelhante. Existem compartimentos cheios de ar: para o submarino mergulhar comprime-se o ar de modo a entrar água nesses compartimentos. O submarino fica mais pesado e afunda. Para regressar à superfície, deita-se fora água. O submarino volta a ficar mais leve e flutua!

Sem comentários:

Enviar um comentário